Quem
Somos
Produtos Produtos em
uma Página
Informações Artigos Download Estabelecimentos
Kosher
Certificação
Kosher
Pontos
de Venda
Fale
Conosco
Quem
Somos
Produtos Produtos em
uma Página
Informações Artigos Download Estabelecimentos
Kosher
Certificação
Kosher
Pontos
de Venda
Fale
Conosco
Facebook da LKB
Quem Somos

Kosher

Termo usado para denominar um alimento que está de acordo com as normas da dieta milenar da Torá (Bíblia) seguida pelos judeus. Este termo é mundialmente usado por judeus e não judeus, e estes alimentos tem sido cada vez mais procurados, pois ao atenderem normas milenares de alimentação e sendo controlados e fiscalizados por supervisores rabínicos, ganham mais credibilidade perante os consumidores.

Antigamente, o kosher era uma prática caseira, onde cada pessoa, e mais comumente as donas de casa, conheciam as regras e as aplicavam na hora da aquisição e do preparo dos alimentos. Com a industrialização, muitos alimentos passaram a ser processados em indústrias, deixando o consumidor duvidoso quanto aos ingredientes e ao processo de fabricação dos alimentos. Em primeira instância, o consumidor kosher não se tornou um cliente das indústrias, continuando a fazer tudo em casa.

Contudo, a modernização continuou avançando e o estilo de vida das famílias foi sofrendo alterações, chegando à atual realidade, onde as pessoas tem cada vez menos tempo, quase não entram na cozinha, as mulheres trabalham cada vez mais, e a tentação aos produtos que a mídia e as prateleiras dos supermercados oferecem aumenta cada vez mais. Hoje, há uma real necessidade em saber se os produtos industrializados são ou não kosher.

Em alguns países, esta demanda foi suprida há décadas, como no caso dos EUA, onde quase todo produto que pode ser kosher, tem o logo do kosher impresso em sua embalagem. Diga-se de passagem, que nos EUA a grande maioria dos consumidores kosher nem são judeus, os quais acreditam que os mesmo são melhores ou mais garantidos. Em Israel, diversos países da Europa e Argentina, entre outros, este mercado também é muito desenvolvido.

No Brasil, com uma comunidade judaica bastante representativa, este mercado não recebeu a devida atenção, até que a comunidade se levantou e tomou uma atitude. Criou o BDK, um órgão responsável pela avaliação e fiscalização dos alimentos, que segue o padrão mundial das certificadoras kosher. Assim, a comunidade está sendo melhor servida, as indústrias passaram a atender mais um nicho de mercado e todos estão mais felizes.

BDK do Brasil

Hoje, o BDK conta com uma equipe experiente e altamente qualificada que presta serviço de avaliação e certificação kosher para indústrias alimentícias de diversos portes e outros tipos de estabelecimentos do ramo alimentício, em todo o Brasil, trabalhando com centenas de indústrias, com milhares de produtos aprovados, os quais são divulgados através dos sites www.bdk.com.br e www.lkp.com.br.

As informações sobre ingredientes e processos são avaliadas pelo rabinato do BDK, o qual tem a função de aprovar ou reprovar o produto para o consumo kosher.

O BDK nasceu com uma meta: avaliar todos os produtos do Brasil que possam atender às normas kosher. Com a nossa experiência, sabemos que muitos dos produtos no mercado podem atender a estas normas e assim, fazemos contatos com as indústrias e oferecemos nossa avaliação. Como vemos, os resultados foram fantásticos. Mas o Brasil é grande e acreditamos que muitos produtos ainda podem ser aprovados.

Com os anos, o mercado vem se conscientizando cada vez mais da existência deste público e temos sentido um grande aumento na procura desta certificação por parte das indústrias, principalmente as que exportam e, mais ainda, das que produzem matérias primas.

Se você produz alimentos e tem interesse em obter uma avaliação de nossa equipe, não deixe de nos consultar. A certificação kosher pode lhe agregar valor.

É comprovado que "qualidade de vida" é composta de vários itens que tornam nossa vida melhor, mais produtiva e longa. A alimentação correta é um desses importantes itens para nosso bem estar.