Quem
Somos
Produtos Produtos em
uma Página
Informações Artigos Download Estabelecimentos
Kosher
Certificação
Kosher
Pontos
de Venda
Fale
Conosco
Quem
Somos
Produtos Produtos em
uma Página
Informações Artigos Download Estabelecimentos
Kosher
Certificação
Kosher
Pontos
de Venda
Fale
Conosco
Facebook da LKB Instagram da BDK
Notícias
01/02/2018 Homenagem - Rav Blech z"l « Voltar

Rabino Zushe Blech z”l

No último dia 3 de Shevat – 19 de janeiro – faleceu repentinamente uma das maiores autoridades e especialistas do mundo da kashrut: Rabino Zushe Yosef Blech z”l.

Rabino Blech z”l nasceu em Washington DC em 1953 e estudou durante muitos anos na Yeshiva Ner Yisroel – Baltimore onde recebeu semichá (diploma rabínico) do Rosh Yeshivá, Rav Yaakov Yitzchok Ruderman zt"l.

Com um vasto conhecimento da lei judaica ingressou no mundo da kashrut, se interessando e se aprofundando nos detalhes dos processos das indústrias alimentícias. Atuou em Chicago durante 15 anos como diretor regional da OU – Mid-West.

Rabino Blech z”l nos últimos anos, além de sua supervisão Ben Zion, dava consultoria a supervisões de kashrut ao redor do mundo. A BDK desde o início o consultava constantemente sobre os mais diversos temas. Ele era refinado, sincero e sempre foi muito didático, com um conhecimento incrível tanto da parte técnica assim como da lei judaica. Era humilde em perguntar quando não conhecia determinado processo ou tipo de alimento (afinal, no Brasil há produtos únicos em relação ao resto do mundo.). Ao não conhecer algo, não hesitava dizer “não conheço”!

Rabino Blech z”l visitou a BDK algumas vezes pessoalmente, compartilhando seu vasto conhecimento com a nossa equipe e discutindo assuntos diversos. Aqueles que o acompanharam em empresas, ficaram encantados com seu profissionalismo.

Seus relatórios detalhados sobre suas visitas à fábricas, levaram a muitas decisões da halachápor grandes eruditos da geração. Com sua mente brilhante e compromisso sincero com a qualidade da kashrut, o rabino Blech z”l pesquisava e ouvia a opinião de todos, mesmo quando isto entrava em conflito com sua pesquisa.

Escreveu uma obra fantástica, Kosher Food Production, com mais de 500 páginas sobre a produção moderna de alimentos e suas questões de kashrut.

Seu falecimento deixa uma lacuna muito grande no mundo da kashrut.

A equipe BDK deixa seus agradecimentos ao Rabino Blech z”l por todo o apoio que nos proveu.

Que sua alma descanse em paz.

Yehi zichro baruch!

 Em visita à BDK em 2013